Muita aventura e diversão são garantidas em 2 quilômetros de corredeiras para a descida do Baixo Juquiá em boias individuais. Diferente do Rafting, no Boia Cross a condução (controle) é menor e o contato com a água é mais abundante, resumindo: é muito mais adrenalina e diversão para você!
A prática do Boia Cross na Rio Abaixo Rafting e Aventura é monitorada por instrutores e ocorre somente no Baixo Juquiá. O uso de equipamentos de segurança é obrigatório. As saídas ocorrem às 9h00 e 14h00 e dependem do número mínimo de 5 participantes. Somente é permitido a participação para crianças com idade superior a 7 anos e/ou 1,20m de altura. Experiência prévia não é requerida.
O Boia Cross exige e equilíbrio e o intenso controle da boia, o que trabalha principalmente os membros superiores do corpo. A prática de 60 minutos de Boia Cross pode queimar até 250 calorias. Além disso, a diversão e o relaxamento são fatores que contribuem com a diminuição do estresse mental e o alívio da tensão corporal ao término da atividade.
O Boia Cross surgiu no Brasil na década de 70 quando pesquisadores tentavam explorar cavernas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) utilizando câmaras de ar para caminhões. Após o trabalho, os pesquisadores aproveitavam para descer o Rio Betary se divertindo ao longo do percurso.
Aos poucos o que era diversão foi ganhando status de esporte e em 1983 aconteceu o primeiro campeonato brasileiro de Boia Cross, na região do Iporanga, em São Paulo. Nessa época o esporte já contava com uma associação que cuidou da organização e regulamentos para a difusão do Boia Cross como um esporte integrado a canoagem.
Atualmente, o Boia Cross também conhecido como Acqua Ride, pode ser praticado em boias especiais em formato redondo ou em boias com formato diferenciado cujo nome também é Acqua Ride. Porém, no Acqua Ride o esporte é praticado com o peito sobre a boia e uso intensivo dos pés e pernas para manter a estabilidade.