O Rafting como treinamento corporativo

Tomada de decisões, estratégia, liderança, criatividade, pressão, estresse e resultados. E você pensou que o rafting não tinha nada em comum com o mundo corporativo? Entenda como usar esse poderoso esporte para melhorar os resultados dentro da sua empresa.

20/07/2016 Por Rio Abaixo

Inicialmente o rafting e o mundo corporativo parecem universos completamente distantes, mas basta olhar um pouco mais de perto e logo você perceberá inúmeras semelhanças entre esses dois mundos. A diferença está por conta da prática. No rafting muitas situações do cotidiano empresarial são reconstruídas através de metáforas dentro de um ambiente positivo, onde a reflexão e a aprendizagem ocorrem com diversão.

Segundo Yara Ribeiro, palestrante motivacional com foco em performance para líderes e equipes, com quase 20 anos de experiência: “O rafting é um esporte que consegue demonstrar na prática, para os participantes, a importância de algumas competências fundamentais para a vida de um profissional. O rafting estimula e potencializa a liderança, o trabalho em equipe, a comunicação entre outras habilidades possíveis de serem trabalhadas”.

Praticar rafting exige que os participantes sejam solícitos ao time e que cooperem com o esforço mútuo. O líder do bote é o responsável por guiar a remada, os demais componentes devem permanecer atentos para atenderem aos comandos. Cada tomada de decisão deve ser rápida para evitar problemas. Muitas vezes o grupo pode ser penalizado pela falta de atenção de um componente. A essa altura, os corações já estão palpitando e a adrenalina faz com que os participantes sintam-se mais ligados e conectados uns aos outros.

Essa atmosfera criada pelo rafting deve iniciar dentro de cada profissional, além de uma auto avaliação prática, o reconhecimento dos próprios sentimentos. Nesse momento, o treinamento aplicado auxilia os profissionais a compreenderem um pouco mais sobre a sua inteligência emocional e como usar a si próprio, ou seja, suas competências e habilidades, além das emoções, para cumprir seus objetivos diários e resolverem problemas que possam afetar suas tarefas ou o grupo no qual desempenha seu papel profissional.

Convictos de que o rafting pode ser uma solução de valor para muitas empresas, a Rio Abaixo Rafting e Aventura desenvolveu programas de treinamento flexíveis que se adaptam a necessidade de qualquer empresa. Você pode consultar as soluções corporativas da empresa acessando esse link.