10 Dicas para quem quer praticar o Rafting por conta própria

O rafting é um esporte surpreendente e muito desafiador. Caso você esteja pensando em realizar o rafting por conta própria, nós temos 10 dicas para contribuir com a sua jornada.

Dobradinha de Day use grátis nas Férias!!!

RAFTING + TRILHA DE DESAFIO E LAMA + 2 DAY USE GRATIS* DE R$244,60 POR R$99,90
20/07/2016 Por Rio Abaixo

Dica 1

Antes de mais nada, habitue-se com o rafting através do serviço prestado por operadoras comerciais. Pois, como o investimento no equipamento pode ser alto, é sempre bom ter certeza que você realmente deseja fazer isso. A Rio Abaixo Oferece algumas possibilidades para você praticar e se habituar com o rafting, confira aqui.

Dica 2

Encontre pessoas que possuam o mesmo desejo que você. Pois, além de ser necessário pelo menos 5 pessoas para a prática do rafting, o custo do investimento é alto e dessa forma você vai poder dividir tudo com os amigos.

Dica 3

Somente embarque nessa aventura se você realmente souber nadar. Além disso, faça um curso de primeiros socorros.

Dica 4

O rafting exige que você possua algumas aptidões para a condução do bote, comunicação com o time de remo, salvamento e leitura do ambiente – condições do rio. Essas habilidades você deverá conseguir com o estudo e a prática monitorada por instrutores já qualificados. É muito importante que além de você, as pessoas com as quais você irá compartilhar essa jornada, também aprendam essas técnicas. A Rio Abaixo Rafting e Aventura oferece um curso completo para isso, veja os detalhes clicando aqui.

Dica 5

Solicite ajuda de alguém experiente para realizar a aquisição do seu equipamento. Existem botes de diversos tamanhos e qualidade e isso também se aplica aos equipamentos de segurança e ao próprio remo. Além disso, saiba que será necessário um espaço considerável para guardar os equipamentos.

Dica 6

Mesmo que você e seus companheiros de aventura tenham frequentado o curso para a condução do rafting, tente realizar suas primeiras aventuras em lugares onde outras equipes estejam praticando o rafting. Isso deve aumentar a sua segurança de forma significativa. Além disso, todos que praticam rafting tendem a ser solícitos e muito amistosos, é uma boa oportunidade para fazer novos amigos.

Dica 7

Pratique suas primeiras aventuras em rios considerados calmos e vá elevando o nível dos rios de forma gradativa, sem pressa. Nunca encare um rio para o qual você ainda não está preparado. Rios com classificação acima de IV precisam de um nível de experiência alto. Rios com classificação 5 exigem que você seja profissional há bastante tempo e Rios de classe VI devem ser evitados ( leia mais sobre a classificação dos rios nesse artigo ).

Dica 8

Sempre que for se aventurar, tente levar alguém para ficar em terra ou  sinalize para algumas pessoas que não irão participar da aventura onde estão indo, quanto tempo irá durar sua aventura e o tempo aproximado para retorno.

Dica 9

Evite rios que não possuem histórico da prática do rafting. Se ninguém se aventurou por lá, pode ser que exista algum motivo especial que envolva riscos, inclusive, riscos não aparentes.

Dica 10

Mantenha seu equipamento sempre em dia e pratique revisões frequentemente para evitar surpresas durante uma aventura.