Bike Trail

Bike Trail

Lama, água cristalina, cachoeiras, mata nativa e estradas desativadas, em um percurso seguro e supervisionado por guias atenciosos e prontos para atendê-lo em qualquer circunstância. São 55 km de muita aventura e diversão que podem ser completados em até 6 horas.

Adrenalina
  • Saída 8h00
  • Grupo Max/Min 5
  • Idade Min 12 Anos
  • Alerta Equipamento de segurança obrigatório
Bike Trail

Informações Gerais

Na Rio Abaixo Rafting e Aventura, o Bike Trail para a Cachoeira do Ipê tem sua largada na Base, sempre as 8h00. Os participantes devem possuir experiência anterior com esse tipo de atividade, usar equipamentos de segurança, bicicleta em condições de uso e possuir no mínimo 12 anos de idade. A saída somente acontece com o grupo mínimo de 5 participantes. É recomendado que o participante leve uma mochila leve contendo barras de cereais, snacks ou lanches leves, bem como frasco para reposição de líquidos.

BENEFÍCIOS DO BIKE TRAIL

Ao praticar o Bike Trail você estará longe da poluição, dos ruídos sonoros e do perigo constante dos veículos urbanos. Irá ter a oportunidade de ingressar na natureza e reduzir o estresse mental através da contemplação. Além disso, pode queimar até 500 calorias por hora de trilha.

A HISTÓRIA DA TRILHA “CACHOEIRA DO IPÊ”

Em 1932, o aparecimento de uma empresa siderúrgica, no bairro da Água Funda, São Paulo, fez surgir consigo a necessidade de energia extra para transformação do aço. Foi quando nasceu um vilarejo chamado “Siderúrgica”, constituído por cerca de mil e oitocentas famílias de Juquitiba e migrantes de outros estados. Esse vilarejo tinha com o objetivo fornecer mão de obra para a extração de madeira para serrarias e principalmente para carvoarias, que seriam as responsáveis por fornecer a matéria prima necessária para que a empresa siderúrgica pudesse obter toda a energia necessária para a sua operação.
Em meados de 1962, com a vasta derrubada da área verde na região, o governo do estado decidiu intervir e embargou as operações de extração, declarando a região uma “‘Área de Proteção aos Mananciais”.

Perguntas e Respostas

É necessário ter experiência prévia?

Sim. Como o percurso é longo, torna-se importante que a pessoa já tenha realizado atividade semelhante de maneira prévia.
Sim. Pessoas com problemas de dores lombares, que sofrem de epilepsia, problemas cardíacos ou doenças que provocam algum tipo de insuficiência respiratória, não devem praticar essa atividade.
Em linhas gerais, uma montain bike com revisão em dia, ou seja, em perfeito estado de funcionamento, deve servir.
Existem bicicletas antigas que são impecáveis. O que vale é o bom senso. Ela está funcionando? É confortável? Se você achar que sim, "vamo bora"!
Recomendamos que leve seu equipamento de segurança, um jogo de chaves, uma câmara reserva, uma bomba de ar compacta, um reservatório de água potável ou alguma outra bebida para repor o líquido e snacks (lanches ou barrinhas de cereais).
Você será acompanhado por um ou mais instrutores técnicos capazes de te auxiliar e te ajudar com possíveis reparos, caso necessário.
Você deve levar os medicamentos necessários para combater sua alergia, e também um repelente.