Breve História do Rafting

O rafting nasceu como meio de transporte para os nativos da América do Norte e foi adotado pelo Tenente John Fremont que revolucionou o bote e iniciou a história moderna do rafting, tal como a conhecemos nos dias de hoje.

Dobradinha de Day use grátis nas Férias!!!

RAFTING + TRILHA DE DESAFIO E LAMA + 2 DAY USE GRATIS* DE R$244,60 POR R$99,90
31/05/2016 Por Rio Abaixo

Há muito tempo atrás, os nativos americanos usavam canoas e jangadas para navegar grandes rios da América do Norte. Esse meio de transporte permitia a locomoção de pessoas e suprimentos, além de servir como um meio para a caça.

O primeiro registro de uma tentativa de travessia de um rio selvagem foi realizado pelo grupo Overland Astorians, em 1811, no Rio Snake em Wyoming nos EUA. Já em 1842, o tenente do exército americano John Fremont começou a explorar o Rio Platte e junto com Horace H. Dia inventou um bote de borracha. Esse novo tipo de bote, mais leve e flexível, tornou possível a exploração de rios com acesso restrito e iniciou a história do rafting moderno.

O rafting comercial tornou-se disponível somente no século XX, mais precisamente na década de 1960, quando várias empresas passaram a oferecer passeios de rafting no Grand Canyon. Na década de 1970, o rafting garantiu sua participação nos Jogos Olímpicos de Munique e foi evento de apresentação nos Jogos Olímpicos de Barcelona e Atlanta.

A International Rafting Federation – IRF (Federação Internacional de Rafting) foi criada em 1997 por Lee Porter e mais oito associados. Um ano após o surgimento da IFR foi lançado o primeiro Campeonato Mundial de Rafting em associação com a CWWC – Camel White Water Challenge, realizado na Costa Rica onde foram diputadas quatro modalidades: Slalom, Downriver, Sprint e H2H.

Nos dias atuais o rafting é oferecido por diversas empresass e tem seu espaço garantido como um esporte comercial de aventura praticado em todas as partes do mundo, mas principalmente na América do Norte, América do Sul e Africa.

O Rafting no Brasil

O Rafting chegou ao Brasil em 1982, através da empresa TY-Y Expedições, cujas descidas se restringiam ao rio Paraíba do Sul e rio Paraibuna, ambos em Três Rios (RJ). Neste período a modalidade passou praticamente despercebida pelos brasileiros, pois toda a programação foi desenvolvida para atender exclusivamente aos turistas estrangeiros em férias no Rio de Janeiro.

Em 1996, a modalidade expandiu no mercado brasileiro com o surgimento de diversas empresas, localizadas em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Atualmente, estima-se em 50 o número de operadoras de Rafting no Brasil, explorando descidas comerciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Fontes:
http://www.internationalrafting.com/about/history/
http://www.internationalrafting.com/events-2/world-rafting-championship/
Livro: Complete White Water Rafter by Jeff Bennett